domingo, 2 de junho de 2013

Alimentação Saudável dos 6 aos 12 anos: Considerações nutricionais e alimentos adequados

Considerações Nutricionais

A partir dos seis de idade o crescimento das crianças é menor, contudo, a alta exigência nutricional e o apetite reduzido mantêm-se. é então crucial que todas as refeições ou snacks vão de encontro a uma alimentação saudável e ricos do ponto de vista nutricional.
A diminuição da actividade física e o aumento da obesidade são grandes preocupações. A relação entre a alimentação e uma vida saudável é largamente conhecida, e o comportamento das crianças desde cedo define os padrões que na adolescência e idade adulta irão seguir. Temas de particular importância são:

Energia
Para um crescimento saudável, uma criança precisa de muita energia, a qual deve ser fornecida por uma alimentação saudável. Ao longo dos anos, o consumo energético tem vindo a diminuir nas crianças, com os níveis de actividade física a também baixarem. Apesar de esta relação não ser por si só um problema directo, existem cada vez mais crianças com excesso de peso e problemas de obesidade infantil.
Certifique-se que a sua criança é tão activa quanto possível e que recebe quantidades suficientes de energia através da alimentação. Refeições e sancks frequentes baseados nos principais grupos nutricionais são muito importantes.
Se a criança está a ganhar muito peso, não se preocupe em demasia nem entre em pânico, e concentre-se antes em fomentar a actividade física (jogos de futebol, bicicleta, passeios com o cão, natação, etc). Mesmo se uma criança tiver excesso de peso, continua a precisar de uma alimentação saudável e bons nutrientes para o seu crescimento e desenvolvimento, por isso, não reduza drasticamente a alimentação.

Ferro
O ferro é um mineral que ajuda a manter os glóbulos vermelhos saudáveis. Ferro insuficiente pode conduzir a anemias, um problema particularmente comum em jovens raparigas. Podemos encontrar boas fontes de ferro na carne vermelha, fígado, clara de ovo, cereais fortificados, feijão e outros legumes. Para ajudar a absorver melhor o ferro, combine com alimentos ricos em vitamina C.

Cálcio
O cálcio é fundamental para um bom desenvolvimento ósseo. Boas fontes de cálcio são todos os produtos lácteos, legumes de cor verde, cereais e tofu.

Folatos
O folato adquire especial importância no crescimento, mas a ingestão desta vitamina parece ser bastante reduzida em algumas crianças, especialmente aquelas que não têm o hábito de tomar um bom pequeno-almoço, já que os cereais fortificados são excelentes fontes deste tipo de vitamina.


Alimentos Adequados
Refeições regulares são muito importantes, tal como a variedade da alimentação. Hambúrgueres e batatas fritas, se ocasionais, não apresentam um problema, mas não dê este tipo de alimentação frequentemente à sua criança só porque é o que ela mais gosta. Assegure a alimentação saudável da sua criança, baseando-a noutros grupos de alimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário