domingo, 2 de junho de 2013

4ª idade: Erik Erikson

Para finalizar, vamos abordar mais um grande psicólogo: Erik Erikson.



Erikson apresenta uma teoria de desenvolvimento, cujos pressupostos são os seguintes:
 a energia que orienta o desenvolvimento é essencialmente de natureza
psicossocial, havendo portanto uma valorização interacção entre a personalidade
em transformação e o meio social;
 o desenvolvimento é um processo contínuo que se inicia com o nascimento e se
prolonga até ao final da         vida;

 a personalidade constrói-se à medida que a pessoa progride por estádios
psicossociais que, no seu conjunto, constituem o ciclo da vida;
 em cada estádio manifesta-se uma crise que é vivida em função de aspectos biológicos, individuais e sociais. A crise consiste num conflito ou dilema que deve ser resolvido, sendo que existe uma solução positiva e negativa para cada um
deles;

Prediz que o crescimento psicológico ocorre através de estádios e fases, não ocorre ao acaso e depende da interacção da pessoa com o meio que a rodeia.

Assim, o 4º estádio – indústria/inferioridade – decorre na idade escolar, antes da adolescência (6 - 12 anos). Erikson utiliza a palavra indústria no sentido de produtividade, de desenvolvimento, de competência. A partir de estudos antropológicos, conclui que, nesta fase, em várias culturas, se fazem importantes aprendizagens sociais (intrusão sistemática).

A criança franqueia o universo da escola, onde se espera que faça grandes aprendizagens, a nível académico e social. Sonha com o sucesso, desenvolvendo esquemas cognitivos para se tornar excelente nas tarefas
desempenhadas. Percebe-se então como pessoa trabalhadora, capaz de produzir, sente-se competente. Neste estádio, a resolução positiva dos anteriores tem especial relevância: sem confiança, autonomia e iniciativa,
a criança não poderá afirmar-se nem sentir-se capaz.

Quando as crianças se sentem menos capazes do que os seus pares, sentem-se inferiores. No entanto, se se sentirem bem sucedidas e acreditarem nas suas capacidades e no seu valor pessoal, empenham-se comprazer no trabalho, desenvolvendo a indústria. O versus negativo é o sentimento de inferioridade e de inadequação que lhe advém de não se sentir segura nas suas capacidades ou de não se sentir reconhecida nem segura no seu papel no grupo social a que pertence. 

sentimento de inferioridade pode levar a bloqueios cognitivos, descrença quanto às suas capacidades e a atitudes regressivas: a criança deverá conseguir sentir-se integrada na escola, uma vez que este é um momento de novos relacionamentos interpessoais importantes. A escola tem por função ensinar o “padrão de acção da sua sociedade”.

É uma fase de grande actividade que a diferencia da latência descrita por Freud.
Questão chave: Serei competente ou incompetente?

As virtudes básicas que resultam desta crise são a competência/ capacidade e o método.

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